top of page
Buscar
  • Foto do escritorLúmen

COMO A TESOURA MOLA PODE AUXILIAR NO MOMENTO DO RECORTE

Atualizado: 10 de nov. de 2020


Segundo Bersch e Machado (2006):


A educação inclusiva traz consigo o desafio de não só acolhermos os alunos com deficiência, mas de garantirmos condições de acesso e de aprendizagem em todos os espaços, os programas e as atividades no cotidiano escolar. Por isso, o atendimento educacional especializado aparece como garantia da inclusão e, a Tecnologia Assistiva como ferramenta, que favorece este aluno a ser atuante e sujeito do seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos.


O uso da tesoura, exige habilidades prévias que são conquistadas com algumas atividades, como rasgar papel com as mãos, fazer bolinhas dos papéis, utilizar massinha de modelar e pregador de roupa para brincar, entre outras. Além disso, quando a criança aprende a usá-la de modo correto, ela também desenvolve habilidades cognitivas e motoras como:


Estabilidade postural e consciência corporal: A criança se mantém sentada em uma postura funcional, controlando movimentos dos ombros, braços e punhos;


Coordenação visomotora: A criança deve movimentar as mãos de acordo com o que seus olhos vêem, sendo capaz de observar, reconhecer e usar as informações visuais para direcionar seus movimentos;


Integração bilateral: Ao recortar, uma mão segura a folha e outra a tesoura, essa tarefa exige o uso bilateral, ou seja, das duas mãos em uma mesma tarefa;


Orientação espacial: Para direcionar a tesoura, é necessário situar-se e orientar-se em relação ao objetivo do recorte, a criança precisa ter percepção das direções que deve seguir;


Coordenação motora fina: Quando manusear a tesoura, a criança estará fortalecendo os pequenos músculos encontrados na região da mão, refinando a sua habilidade motora fina.


Segundo Papalia (2009), uma criança aos 4 anos já é capaz de recortar por cima de uma linha. Mas pra que ela alcance essa etapa do desenvolvimento, a atividade pode ser inserida na rotina da criança de forma gradativa e/ou podem ser necessárias adaptações, levando em consideração a singularidade das crianças.


A tesoura mola pode ser utilizada como uma das etapas da aprendizagem, pois o efeito mola facilita a abertura da tesoura com pouco uso de força. Além disso, ela pode ser utilizada para substituir a função de preensão palmar e proporcionar a execução da atividade – uma vez que a tesoura praticamente mantém-se aberta, podendo ser usada por pessoas com comprometimento na execução dos movimentos exigidos pela coordenação motora fina.


Você pode encontrar esse produto assistivo e outros em nosso site, entrar em contato conosco para que nossa equipe faça uma análise da atividade e indique os produtos adequados.


Fontes:

BERSCH, R.; Tecnologia Assistiva: Recursos e Serviços que promovem a Inclusão Escolar;


PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2009;


CALDER, T. Desarrollando la Coordinación para las Habilidades de Tijeras. Superduperinc, 2007. Disponível em <file:///C:/Users/lvita/Downloads/140_habilidades_Tijeras.pdf>. Acesso em: 14 de Jul de 2020.


#paracegover: Imagem com fundo branco e a tesoura mola.Uma tesoura preta com uma alça entre os cabos com anéis para os dedos.

Texto escrito por: Letícia Vitarelli (Estudante do 8º período de Terapia Ocupacional)


323 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page