top of page
Buscar
  • Foto do escritorLúmen

DESIGN UNIVERSAL E ACESSIBILIDADE

Muito se fala sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência, ou seja, um conjunto de medidas para garantir o rompimento de barreiras físicas ou comportamentais.

Hoje, vamos falar sobre um tema importante dentro do universo da acessibilidade e da tecnologia assistiva, o DESIGN UNIVERSAL. E vocês verão claramente a ligação entre acessibilidade e design universal.

Assista ao nosso vídeo!!



Mas, o que é design universal?

Design universal é o design de produtos e ambientes a serem utilizados por todas as pessoas, na medida do possível, sem a necessidade de adaptação ou design especializado (Ron Mace).

A intenção do design universal é simplificar a vida de todos, tornando os produtos, as formas de comunicação e o ambiente mais funcional ​​para maior número possível de pessoas com pouco ou nenhum custo extra. O design universal beneficia pessoas de todas as idades e habilidades (acesso em 24/09/2020, https://projects.ncsu.edu/ncsu/design/cud/about_ud/about_ud.htm), por exemplo, pessoas canhotas, pessoas com transtornos de aprendizagem, pessoas com deficiência e idosos, todos são incluídos na perspectiva do Design Universal.

Para compreender melhor o conceito de Design Universal vamos ver alguns exemplos:

Na figura abaixo, a esquerda vemos uma maçaneta clássica circular, que pode ser uma barreira ao uso da porta por crianças, pessoas com artrite reumatoide, idosos e pessoas com deficiência física. E a direita, a maçaneta em haste, que simplifica o uso por exigir menos força e coordenação das mãos para todos. Esse é um bom exemplo de Design Universal no cotidiano de todos.

Agora, veremos um bom exemplo de Design Universal aplicado a arquitetura. Na primeira figura, mais à direita, não há acessibilidade para pessoas com andadores ou cadeiras de rodas; na segunda figura, ao meio, há uma solução de acessibilidade comum como uma rampa para a entrada acessível, mas não é muito inclusiva porque a rampa não é larga o suficiente para alguém andar lado a lado com aquela pessoa que usa a cadeira de rodas. Na terceira figura, mais a direita, há uma inclinação mais gradual até a entrada do edifício, o que seria mais inclusivo, pois todos vão para a mesma entrada. Neste exemplo, a terceira figura exemplifica o conceito de Design Universal.

Um exemplo simples de Design Universal em comunicação são as legendas para imagens e vídeos, que facilita o engajamento de pessoas com deficiência auditiva e de pessoas, que estão aprendendo um novo idioma, por exemplo.

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page